Destino São Pedro

A estância turística de São Pedro reúne beleza, conforto e aventura para todas as idades!

São Pedro bonita por natureza!

Tradicionalmente conhecida por suas belezas naturais, a versatilidade faz parte das características da Estância Turística de São Pedro, localizada no interior de São Paulo, a cerca de 200 quilômetros da capital paulista. A cidade, de pouco mais de 35 mil habitantes, repousa na encosta da Serra do Itaqueri. Ao mesmo tempo em que oferece uma diversificada rede hoteleira, para quem busca descanso e tranquilidade, é visitada por milhares de aventureiros que curtem fazer trilhas de jipe, cavalgada, voo livre e balonismo.

Alto da Serra

No alto da serra, as cachoeiras chamam a atenção pelas quedas naturais rodeadas de muito verde. É lá também que fica a destilaria de uma conceituada cachaça artesanal; um belíssimo antiquário e a Igreja Santo Antônio, que guarda uma relíquia do santo de Pádua doada pelo Vaticano. Já a aventura está garantida com as atividades de voo livre, trilhas de mountain bike e tirolesa.

Além desses atrativos, a Estância é conhecida por um dos seus mais belos cartões postais, o Parque Aureliano Esteves – do Cristo, onde o turista pode apreciar a vista pelo alto e, em dias claros, enxergar municípios vizinhos como Piracicaba e Rio Claro.

Cultura

Entre as atividades culturais e históricas, que fazem a diferença, destaca-se o Museu Gustavo Teixeira, são-pedrense e poeta maior. No Boulevard Dona Hermelinda, há uma feira de artes e artesanatos com o melhor da produção local. Já a Feira do Produtor, no bairro Santa Cruz, realizada nas manhãs de sábado, os produtores rurais comercializam produtos frescos embalados por uma boa moda de viola.

Zona Urbana

Ainda na zona urbana, além do Parque Aquático – que abriga em sua estrutura inúmeras piscinas - é possível fazer caminhada e exercícios físicos no Parque Maria Angélica Manfrinato. Com um clima agradável, produzido por diversas espécies de árvores, o Parque possui um belo lago, pedalinho, quiosques, fonte de água mineral, playground para as crianças e também a loja da Associação de Artesãs de São Pedro, Art´s Trama.

Gastronomia

Para incrementar a oferta turística, a comida típica do interior, servida no fogão a lenha, divide espaço com ambientes requintados onde a alta gastronomia se junta ao campo. Cachaças e cervejas artesanais enriquecem a cultura gastronômica. E, para quem gosta de sobremesa, o doce de jaracatiá adoça essa experiência!

Águas de São Pedro: pequena e aconchegante

Considerado o segundo menor município do Brasil em extensão territorial com apenas 3,61 km², Águas de São Pedro, tem apenas a cidade de São Pedro como fronteira. Foi fundada em 1934 por Octávio Moura Andrade, quando então inaugurou o Grande Hotel (hoje Grande Hotel São Pedro – de propriedade do Senac).

Sua maior riqueza são suas águas medicinais. Análises feitas no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) entre 1936 e 1940 comprovaram as propriedades medicinais das fontes Juventude, Almeida Salles e Gioconda. Cada uma delas possuí características importantes nos cuidados em saúde.

O turismo é a principal fonte de economia da Estância. Com pouco mais de 3.500 habitantes, sua beleza está no aconchego de cidade pequena do interior, sendo considerada uma das melhores em qualidade de vida.

Além da tranquilidade, do comércio e do Hotel-Escola, Águas de São Pedro também oferece aos seus turistas, possibilidades de encontro com a natureza. Além dos banhos de imersão nas águas medicinais, alguns passeios podem ser realizados por toda a família como a visita ao Mini-Horto, a Casa de Santiago, ao Parque Municipal, à Capela de Nossa Senhora Aparecida, e ao Monumento das Águas.

Região Turística Serra do Itaqueri: Viva, Respire, Sinta

A Região Turística Serra do Itaqueri é uma das mais belas no Estado de São Paulo, onde encontramos uma oferta turística ampla com turismo cultural, de saúde, rural, de natureza, de eventos, de aventura e gastronômico.

São 13 municípios que estão unidos pelo desenvolvimento do turismo regional: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.

Desde 2009, quando gestores públicos e empresários formaram o Conselho Regional, na qual se findou a Governança Oficial reconhecida pela Secretaria Estadual de Turismo e Ministério do Turismo, vem desenvolvendo diversos projetos, roteiros e material promocional integrado.

Os roteiros podem ser gastronômicos, eventos culturais e religiosos, aventuras e ecoturismo. Uma viagem de sabores, sensações, história e muita diversão.

Não deixe de visitar as cidades da Serra do Itaqueri. Venha Viver, Respirar e Sentir!